a Vila editorial atividades equipe nossas contas como colaborar parceiros voluntários fale conosco

A Vila

 

Já faz bastante tempo que não emitimos nosso Jornalzinho, devido a diferentes motivos, por isso, entendemos importante colocar novamente alguns dados de nossa história.

Respondendo a um apelo ao qual todos são chamados, em 1975, um grupo de casais cristãos fundavam a Associação Cristã de Casais, com o objetivo de servir ao semelhante na pessoa da criança. Criou-se então a Vila Acalanto, uma casa que pudesse abrigar um número limitado de menores carentes em estado de risco pessoal e social, em condições especiais.

Tais condições traduziam-se em não só abrigar crianças desamparadas, como também, dar a elas uma realidade de vida em família, em comunidade, por isso, em número limitado, para que cada uma delas pudesse ter carinho e atenção especial. As crianças chegam aqui através dos Poderes Públicos e temos conseguido comprovar nossa idoneidade enquanto Instituição com os reconhecimentos de Utilidade Pública, Municipal, Estadual e Federal.

Missão
Abrigar e prestar assistência física e espiritual às crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social que sofreram de maus tratos, destinados ao processo de reintegração às famílias biológicas ou substitutas, sem distinção de raça, cor, condição social, sexo, nacionalidade, credo político ou religioso.

Objetivo Geral
Abrigar e oferecer assistência integral, de forma gratuita, às crianças e adolescentes abandonadas e/ou filhas de pais sem condição psico-social ou econômica, encaminhadas pelas Varas da Infância e Adolescência e Conselhos Tutelares, especialmente a de Santo Amaro, e reintegrá-las à família de origem ou família substituta.

Objetivos Específicos

•  Criar um ambiente sadio e alegre que possibilite o desenvolvimento normal dos atendidos.
•  Proporcionar moradia, alimentação, vestuário, higiene, saúde, lazer, esporte e cultura adequados à faixa etária dos atendidos.
•  Promover e estimular o fortalecimento do vínculo familiar, sempre que possível.
•  Capacitar nossos colaboradores e funcionários visando eficiência e eficácia do atendimento.
•  Investir em projetos viáveis de atendimento e apoio às famílias dos abrigados.

Público Alvo
Crianças e adolescentes encaminhados pela Vara da Infância e Juventude, ou, Conselhos Tutelares, em situação de risco pessoal e social.

Metas
Atender 40 crianças por mês, sendo 20 crianças na Ala Irmã Dulce e outras 20 na Ala Betinho.

Avaliação
As unidades são constantemente avaliadas pela direção mantenedora, Associação Cristã de Casais - Vila Acalanto - através de relatórios analíticos e estatísticos, seus colaboradores, pelo Ministério Público e pelo Poder Judiciário, e outros órgãos competentes da esfera Estadual e Municipal que, periodicamente, enviam técnicos para fiscalizar as condições de atendimento e as instalações das unidades e fornecer os certificados competentes.

ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DE CASAIS
VILA ACALANTO

Estrada de Guarapiranga, 1050
CEP 04901-000
Santo Amaro - São Paulo - SP
Telefone: (011) 5514 6327
C.N.P.J. 47.095.294/0001-46
----------
E-mail: acalanto@acalanto.org.br
Home page: www.acalanto.org.br
---------
Coordenadoria Ação Regional n ° 3388
FABES, n ° 62
Conselho Nacional de Serviço Social, n ° 241.804
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente - CMDCA n ° 687
Utilidade Pública Federal, Dec. n ° 95.025
Utilidade Pública Estadual, Lei n ° 2.345
Utilidade Pública Municipal, Dec. n ° 15.990

 

 
a Vila editorial atividades equipe nossas contas como colaborar parceiros voluntários fale conosco
 
Desenvolvido por Polythene Pam - março/2008
Copyright © 2008 Associação Cristã de Casais - Vila Acalanto - Todos os direitos reservados